terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os novos vereadores serão capacitados

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, em parceria com o Senado Federal, um projeto pioneiro para a capacitação de vereadores de todos os 217 municípios do Maranhão, logo após a proclamação dos resultados das eleições municipais de 2012. 

Para alcançar este objetivo, o diretor geral da Assembleia Legislativa, Heraldo Marinelli, e o diretor Institucional da Casa, Ivan Sarney, assinaram em São Luís, na manhã desta sexta-feira (11), um protocolo de intenções com o Senado Federal, representado pelo diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Feitosa Tajra.

Pelos termos do protocolo, a Assembleia Legislativa maranhense irá capacitar 1.995 vereadores de todos os 217 municípios do Estado. “O Maranhão é o primeiro Estado a aderir a este novo projeto, que será realizado pelo Senado, através do Interlegis”, afirmou Heraldo Marinelli, que na cerimônia representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB).

O diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra, ressaltou que “esse pioneirismo, essa vanguarda do Maranhão, serve desde já como um grande incentivo para o processo de modernização do Poder Legislativo no Brasil”.

O diretor Institucional, Ivan Sarney, declarou-se entusiasmado com a assinatura do protocolo, realizada no Plenarinho da Assembleia, no Sítio Rangedor, onde acontece o III Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas.

“Tenho certeza de que 100% dos vereadores do Maranhão serão alcançados por este novo projeto, cujo resultado deverá ser o melhor possível para a sociedade, já que haverá melhoria no desempenho dos vereadores, já na próxima legislatura”, declarou Ivan Sarney.

Organizado pela Assembleia do Maranhão, o Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas começou a sua terceira edição nesta quinta-feira (10). Segundo o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, este evento é fruto de decisão do encontro anterior em Florianópolis e o desafio é manter acesa a chama da integração e modernização do Poder Legislativo, que depende da participação de todos.

Segundo Haroldo Tajra, ao final do evento, será assinada a Carta de São Luís, com todas as decisões e indicações do Encontro. O presidente do fórum virtual que reúne dirigentes de casas legislativas apresentou uma proposta de estatuto para a criação oficial da entidade. As palestras do III Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas tratam to tema central Gestão Pública e Governança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário