segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um filme sobre a 'finada Edite'.

Às margens da Br316, próximo à ponte sobre o rio Mearim em Bacabal, há uma capela. Dedicada à 'finada Edite', como é conhecida, é um local de bastante visitações. As pessoas vão ali para agradecer por graças recebidas. As mais diversas. 

A história virou filme. Joab Ricardo e Sônia Maria produziram um roteiro e filmaram um longa metragem que tem o casal Zé Antonio(Costa Filho) e Branca (Nilde Braz) como protagonistas. Eles chegam a Bacabal, saídos da zona rural, em busca da saúde da filha Estefânia. Desenganados por todos, apelam para a religiosidade fazendo uma promessa para a finada Edite.

Joab Ricardo conta a sua motivação: "Eu procurei contar a história desse mito na região. Todos acreditam que a finada Edite opere milagres. Por isso vemos a sua capela sempre cheia de velas, coroas de flores e objetos que as pessoas deixam em agradecimento pelas graças alcançadas"

Sobre o filme, ele adianta: "é a história de um casal extramemente pobre que só quer a saúde da filha. Mas são desenganados pelos médicos e extremante pobres, passando dificuldades na cidade eles conhecem a face cruel da sociedade e dos políticos onde são enganados e humilhados. Superticiosos eles acreditam que a doença da “faninha” é obra de feitiço e apelam para o sobrenatural. Sem obter resposta o casal apela para a religiosidade fazendo promesssa para a finada Edith que para muitos bacabalenses é uma santa, o final de tudo isso é surprendente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário