Taugi Lago, Zé Alberto Veloso e João Alberto de Souza |
A campanha eleitoral na cidade de Bacabal começou a ser delineada no sábado (9). Em uma reunião do PMDB foi definido o nome do pecuarista Zé Alberto Veloso e da atual vice-prefeita Taugi Lago como os candidatos à sucessão do prefeito Raimundo Lisboa (PDT).
A reunião serviu para formalizar a chapa. A decisão mesmo e o acordo já haviam sido firmados uma hora antes na residência da vice-prefeita. Serviu também para alguns desabafos. Todos contra o que consideram falta de respeito do prefeito Raimundo Lisboa, ao longo de quatro anos, para com Taugi Lago.
Houve também desabafo por Lisboa não ter indicado Jura Filho como o seu candidato a deputado estadual.
Acordos não cumpridos e esperança futura
Reunião do PMDB Foto:Louremar Fernandes |
Sobre os outros pontos há controvérsias. O grupo de Taugi defende que deveriam ser dadas a eles 3 secretarias: Educação, Agricultura e Saúde. Já o grupo Lisboa diz que seriam somente duas (Agricultura e Educação), conforme foi cumprido.
Na tentativa de seduzir Taugi Lago para ser sua vice, Lisboa teria acenado com a possibilidade de se afastar do cargo após dois anos. Concorreria a uma vaga de deputado estadual. Taugi se alegrou, seria prefeita por dois anos, com possibilidade de reeleição.
Mas, e se Lisboa não saísse candidato? O questionamento foi feito pelo marido de Taugi, o ex-prefeito Jurandir Lago. Aí firmaram o compromisso, segundo Jurandir, de que o prefeito de Bacabal apoiaria Jura Filho para a Assembléia Legislativa. Na prática, nem uma coisa nem outra. Lisboa não se afastou e nem apoiou Jura. Negociou com Ricardo Murad que obteve 5.619 votos na cidade.
Estava dada a senha para o descumprimento de outro ponto, o mais importante para Taugi: ela ser indicada como candidata à sucessão de Lisboa. Taugi Lago aguentou o quanto pode, calada. A esperança só acabou mesmo quando viu selada a aliança Lisboa-Zé Vieira.
Na reunião de sábado, os compromissos não cumpridos foram lembrados exaustivamente e na presença de Zé Alberto, como esperança de que os compromissos firmados agora não sejam jogados na mesma vala do esquecimento.
O pontos do atual acordo não foram divulgados. Talvez daqui a quatro anos.
Anúncio do nome de Taugi foi antecipado
Poquíssimos integrantes do grupo de Zé Alberto queriam a indicação de Taugi como vice. Na dianteira do movimento está o coordenador da campanha, o ‘Guru’ Gilberto Lacerda. No pequeno grupo da vice-prefeita há também pessoas que entendiam que ela já deu sua parcela de contribuição na política. Dizem que o ideal seria renovação.
Esses são poucos. A maioria dos peemedebistas estavam alegres. Melhor a vice do que nada. O próprio anúncio do nome da vice foi abreviado. O entendimento inicial era de que fosse feito no dia da convenção (23). O medo de que algo desse errado falou mais alto. Ao senador João Alberto coube fazer o anúncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário